21 de março de 2015

DIÁRIO DE SP - CHARME DA MADEIRA


Conheça mais sobre o charme da madeira - diário de SP

Portas de madeira dão charme a qualquer ambiente. Com alguns cuidados, como evitar o excesso de sol e de chuva, é possível mantê-las bonitas por muito tempo. Mesmo previamente tratadas, as madeiras sentem as situações climáticas, que comprometem sua superfície externa. 

A arquiteta Semara Brito ensina que, para que fiquem conservadas, o ideal é  uma boa impermeabilização, duas ou mais demãos evitam que as portas (e janelas) empenem e rachem.
Além disso, antes de pintar a madeira, é importante lixá-la para ter um acabamento melhor. Para tudo ficar perfeito, o indicado é contratar um profissional capacitado – a pintura mal feita pode manchar a madeira e, no fim, a mão de obra e os gastos podem ser bem maiores.
A arquiteta Semara concorda que o verniz é melhor do que a tinta e acrescenta: "São resistentes a impactos, calor, abrasão, água..E pode dar acabamento fosco, acetinado ou brilhante, dependendo do gosto de cada um.”
Independentemente do produto usado, os cuidados com portas expostas na área externa devem ser redobrados. O ideal é fazer uma cobertura para proteger a madeira. Se não for possível, prefira o verniz, e retoque o produto a cada estação. 

Se o desejo é deixar portas e janelas mais escuras, o ideal é aplicar cera de carnaúba, betume misturado a um produto selante ou extrato de nogueira. Já para clarear, passe cloro, água oxigenada ou ácido muriático antes da aplicação do verniz.
É importante também tomar cuidado no momento de realizar a limpeza das portas e janelas. Ela pode ser feita com um pano limpo e produtos próprios para madeira.
http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/50673/conhe-a-mais-sobre-o-charme-da-madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário